Instituição

HISTÓRIA

            A Associação Vicentina da Paróquia de S. Vicente teve o seu início em Janeiro de 1993, primeiramente como Conferência Vicentina, logo após os Padres Carmelitas terem assumido os destinos da Paróquia de S. Vicente.
Em conversa amiga entre o Sr. João Manuel e o então Pároco (Carmelita) Manuel Queiroz, conclui-se que havia uma grande necessidade de criar a Conferência Vicentina para que pudesse existir uma equipa sócio-caritativa com o intuito de dar resposta às necessidades das famílias mais carenciadas da Freguesia de S. Vicente.
Como Vicentino que sempre foi, desde os tempos de estudante, o Sr. João Manuel, procurou estar sempre ao serviço dos mais pobres. Assim este, juntamente com os Padres Carmelitas, iniciaram contactos para que se formasse então uma equipa de pessoas que se disponibilizaram  a reunir-se semanalmente. Daí se deu inicio ao apoio possível às famílias mais necessitadas. Nesse momento, como director espiritual foi legado o então P. António Pereira (Carmelita).
Depois destes acontecimentos, sucedeu-se durante alguns anos um grande trabalho, pela disponibilidade de todos os Vicentinos em colaborar com a Direcção no sentido de distribuir géneros alimentares, roupas, brinquedos, mobiliário e na realização de quermesses e convívios de Natal, com o objectivo da angariação de fundos entre amigos e benfeitores da nossa Associação.
A dada altura o Sr. João Manuel falou com o Pároco de S. Vicente, o Padre Queiroz e disse-lhe que estava na altura de constituir uma IPSS com a finalidade de criar uma estrutura para o apoio as famílias, criança, jovens e principalmente para que os idosos tivessem um apoio permanente. Surgiu então a IPSS, a Associação Vicentina da Paróquia de S. Vicente.
Após ter conseguido a doação de um terreno por parte da Câmara Municipal de Braga, candidataram-se aos fundos comunitários europeus, para a criação de raiz de um Centro Social com as valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Creche.
Após a aprovação dos projectos e preparadas as candidaturas a Associação foi finalmente contemplada com o financiamento para uma primeira fase. Assim, a construção da Creche foi possível  bem como seu funcionamento, acolhendo 66 crianças com idades entre os 4 meses e os 3 anos de idade.